Diferença entre STAFFING E OUTSOURCING

.

Existem basicamente 2 tipos de contratos de terceirização, sendo estes o modelo staffing e o modelo outsourcing.
Você sabe a diferença entre eles? Vamos diretamente ao ponto.

Terceirização Staffing

Basicamente, as empresas que fornecem as soluções referentes ao modelo de terceirização staffing, não se envolvem diretamente com a realização do serviço em si. O foco está em encontrar o profissional certo e fornecer para empresa contratante. Não existe responsabilidade direta com a entrega do serviço ou do produto.Este processo envolve basicamente a requisição de pessoal, por parte do cliente, definição de perfil, divulgação da vaga, triagem, seleção e aprovação do funcionário.
Uma vez que o cliente aprove o profissional, a empresa fornecedora de profissionais, no modelo de terceirização staffing, inicia o processo de admissão e envia o profissional para o cliente, e garante toda a gestão referente ao departamento pessoal e atendimento da legislação trabalhista. Uma das características das empresas que trabalham no modelo de terceirização staffing, é não ser especialista em nenhuma área específica de formação, mas sim em setores da economia, como por exemplo o setor de óleo e gás.

Uma diferença importante entre as empresas, é que as margens de lucro liquido, das empresas de terceirização staffing também costumam ser bem menores que as empresas que fornecem além dos profissionais, os serviços. Estas margens líquidas giram em torno de 2 a 5%.

 

Terceirização outsourcing

Já no modelo de terceirização outsourcing, normalmente as empresas são especializadas em algumas áreas de conhecimento, sendo as principais áreas, vendas, marketing, engenharia (mecânica, elétrica, química, produção, civil, computação, etc) Operações (PCP+Supply Chain), TIC, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Financeiro (tesouraria e controladoria) e contabilidade (fiscal e gerencial).
Normalmente além de serem especializadas nas áreas de conhecimento também são especializadas em setores. Como exemplo, existem empresas especialistas em fornecer profissionais na área de perfuração de poços, para atenderem o setor de óleo e gás. Além de todo processo citado no modelo de terceirização staffing, esta empresa também se responsabiliza pelo orçamento, gestão e entrega dos produtos e serviços contratados.
As margens das empresas no modelo outsourcing, costumam ser superiores as das empresas que fornecem profissionais no modelo staffing, variando entre 8 a 20% de lucratividade.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp